Bancos digitais e alternativas sua empresa



Não importa o tamanho ou tipo de negócio que você realiza, se seu trabalho está num nível internacional, você já deve ter tentado abrir uma conta empresarial internacional e se deparado com isso:

  • Abrir a conta é algo estupidamente difícil, quase impossível;
  • Cobram o olho da cara em taxas;
  • E ainda te passam a perna na hora de converter de uma moeda para outra;

As alternativas que nos restam são os bancos digitais, e, por “bancos” eu me refiro a facilitadores de pagamento. Calma, não vá embora ainda. Embora nem todas essas fintechs tenham uma gama de serviços bancários completa, na prática, isso não faz tanta diferença assim. Tendemos a ser muito conservadores com os termos bancários e isso acaba nos levando aos três pontos que mencionei acima, e, daí para lugar nenhum. Essas fintechs que estamos falando são reguladas e, portanto, seguras, muitas vezes são braços de instituições bancárias já antigas e bem sólidas.

Então, pense primeiro: para quê você precisa de um banco?

A maioria das opções de fintech será, não só útil, mas mais fácil e mais barata para os seguintes casos:
  • Receber diretamente de seus clientes;
  • Enviar e receber dinheiro através de transferência bancária (usando código SWIFT, assim como qualquer banco);
  • Adicionar um sistema de pagamento para oferecer aos seus clientes em seu website ou cobrança remota;
  • Pagar funcionários;
  • Enviar fundos para sua conta bancária pessoal;
Isso é o que a grande maioria das empresas fazem com uma conta bancária, e estou sendo bem geral, essa é uma lista comum, mas há muito mais serviços a serem oferecidos, dependendo da empresa que você escolher.
Tentamos selecionar algumas opções em que seria possível abrir a conta independentemente de onde sua empresa foi registrada, e há também algumas que exigem locais específicos.

Quais as vantagens?
Facilidade para criar uma conta e taxas mais baixas, se compararmos com uma conta bancária propriamente dita. Você poderá receber e enviar pagamentos para seus clientes e funcionários com facilidade e também retirar para sua própria conta bancária. Todos oferecem sistemas de pagamento que você pode incorporar em seu site ou utilizar diretamente para suas vendas e também contam com opções de cartão de débito para você utilizar.

Quais as desvantagens?
Os limites nem sempre são suficientes, principalmente para grandes negócios, também há algumas limitações de região ou da própria plataforma em alguns casos.
Tanto as vantagens quanto as desvantagens vão variar de acordo com a plataforma escolhida, então fizemos uma tabela com as características das plataformas mais conhecidas para te ajudar a escolher:

TRANSFERWISE FOR BUSINESS – Para transações internacionais
https://transferwise.com/gb/business/

A TransferWise é a melhor opção realmente internacional, do tipo que te oferece dados bancários locais em várias jurisdições importantes, assim você faz as transações como se tivesse uma conta em cada um daqueles países, economizando um monte de dinheiro em taxas.
Com ela, você terá dados de uma conta bancária local nos EUA, Reino Unido, Europa (Alemanha ou Bélgica), Polônia, Austrália e Nova Zelândia, com todos os códigos para transferências, em nome da sua empresa. Sem restrições para envio e recebimento que esteja em nome da sua empresa (desde que seja legal, claro).
Com carteiras para movimentação em mais de 50 moedas – mesmo que não sejam tão legais quanto ter um número de conta local, já serão úteis para suas transações em outras moedas, como o Real.
Cartão de débito para sua conta que você pode usar sem taxas, desde que tenha dinheiro na moeda em que vai gastar. Se precisar fazer conversão de moedas, as taxas são baixas também, em torno de 0,5% sobre o valor convertido. No momento, o cartão não é oferecido para brasileiros, somente se você tiver residência em: Reino Unido, Europa, Suíça, Austrália, Nova Zelândia ou Singapura.
Se você fizer venda de produtos ou serviços em moedas diferentes, poderá linkar diretamente à sua carteira específica para aquela moeda, evitando mais taxas de conversão na venda, que pode ser de 2%.
Segurança: ela é regulamentada pela FCA (Financial Conduct Authority) do Reino Unido.
Facilidades: apps para IOS e Android, além do serviço web.
Limites: (recebimento) USD 3M por dia e USD 5M anual. Para outras moedas não há limites; (envio) USD 1M por transferência / ano.

SKRILL – Para receber pagamentos online mais arriscados


https://www.skrill.com/en-us/business/

Se você trabalha com jogos, apostas ou atividades consideradas um pouco mais arriscadas, a grande maioria dos bancos não vai nem analisar o seu pedido de abertura de conta. Mas o Skrill talvez possa te ajudar.
Ideal para pequenas empresas registradas em todas as jurisdições, aceita transações com Bitcoin e negócios variados, excelente para quem trabalha com games.
Opção para integrar formas de pagamento ao seu site.
Conta Multi-moeda.
Taxa de conversão: 1,5%
Taxa para retirada bancária: 0 a 2%
Limites: diário USD 2500 e mensal: USD 4500 que podem ser aumentados posteriormente conforme o uso/localidade, etc.

PAYONEER – Para receber somente de empresas


https://www.payoneer.com/enterprise/

O pioneiro dos serviços de pagamento internacionais, já não é o primeiro da lista, mas ainda é interessante.
Ele é uma solução para quem não conseguiu abrir conta em outras opções, pois não vai substituir um banco de maneira ideal. O Payoneer será ideal para receber diretamente de empresas (você não vai conseguir fazer transações de e para indivíduos), então, se o seu negócio é diretamente com um grande provider, ex.: receber royalties da Amazon, Google, Upwork, etc. ele será excelente, pois praticamente qualquer pessoa, de qualquer lugar, conseguirá abrir uma conta.
Também é uma ótima opção para pequenas e grandes empresas que queiram adicionar método de pagamento online para seus clientes. Transferências internacionais são feitas entre contas Payoneer e não para bancos, então o dono de uma conta Payoneer pode transferir entre contas Payoneer do mundo todo e retirar dinheiro para conta bancária em nome do usuário.
Oferece cartão.
Tarifas: USD 1,50 por retirada para conta e 2% taxa de conversão de moedas.
Limites para envio (diário) USD 25,000 e (mensal) USD 50,000 – não há limites para recebimento

MERCURY - Para quem precisa de conta nos EUA

https://mercury.com/

Uma das categorias mais procuradas e, infelizmente, a mais decepcionante. Apesar de ser a terra da liberdade, criatividade e centro do mundo dos negócios, abrir uma conta nos EUA é quase impossível. Pelo menos de maneira remota.
Se você tiver uma empresa nos EUA, aí sim poderá ir pessoalmente, escolher qualquer banco e abrir sua conta, mas lembre-se: pessoalmente. Se você não tiver uma empresa lá, vai ser bem difícil, mas ainda há bancos que podem aceitar, se você tiver contato direto e for pessoalmente também.
Mas estamos falando aqui de contas remotas e fáceis de abrir, nesse caso temos uma opção interessante, o Mercury.
Mercury é um banco americano, completo, que resolveu pensar fora da caixinha. Então, caso você tenha uma empresa nos EUA – mesmo as super baratas e práticas LLC – vai poder abrir sua conta no Mercury. Não precisa ser residente, um brasileiro com LLC em Delaware pode abrir a conta sem sair de casa.
Tarifas Baixas: Você vai pagar USD 20 por transação internacional e USD 5 por transação interna nos EUA. E é isso.

PaySera – Solução de pagamentos na Europa


https://www.paysera.com/v2/en-GB/business-solutions

Ideal para empresas que operam na Europa, mas pode ser usado em todo mundo. Ele vem com soluções para você cobrar seus clientes como formas de pagamento online e é ótimo para enviar dinheiro com IBAN europeu, mas não é bom se você precisa receber a partir de contas de terceiros.
Oferece cartão em Euros e toda transação em outras moedas passa por conversão automática.
Limites: Não há limites para transações.
Se forem feitas entre contas PaySera são grátis, para contas bancárias usando SWIFT (somente saída), há tarifa de 30 EUR por transação, mais taxas bancárias locais.

PayPal Business – é PayPal pra toda obra!


https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/merchant

Ideal para pequenas empresas, o PayPal não tenta fingir que é um banco, ele é o que é, uma solução de pagamentos: Há soluções de envio e recebimento internacional de tudo quanto é jeito... desde que todas as partes tenham conta PayPal.
Oferece opções de cartão.
Taxas: 5% do dinheiro enviado
Limite de USD 10,000 por transação

XE Business – Para enviar grandes valores


https://www.xe.com/mt/uk-business

Ideal para empresas pequenas e grandes localizadas na Europa, UK, EUA e Canadá.
Transferências diretamente para bancos, sem taxas, mas não possui sistema de cartão.
Tarifas: SEM tarifas para envio, apenas uma taxa baixa na conversão de moedas.
Limites: Não há limites mínimos ou máximos diários de envio/recebimento, podendo-se fazer até 500 mil dólares por  transação.
Um detalhe é que, infelizmente, não é uma boa opção para receber de outros bancos, você deve enviar dinheiro de uma conta em seu nome para a plataforma e, depois, pode enviar para onde quiser.

NEAT – Melhor opção de conta na Ásia


https://www.neatcommerce.com

Quase todo mundo faz algum tipo de negócio na Ásia hoje em dia, a jurisdição mais procurada pelas suas facilidades é Hong Kong. Mas, como em todo mundo, está ficando difícil abrir uma conta lá se não for residente. No momento, o melhor que vai conseguir é o NEAT
Mesmo que não seja residente, se você tem uma empresa em Hong Kong, poderá abrir sua conta no Neat em poucos minutos. Ele não é um banco completo, não está protegido pelo Hong Kong Deposit Protection Scheme, mas os serviços que você precisa estão lá. Tem até cartão pré-pago Mastercard.
As taxas podem não ser as menores do mundo, mas não há muitas alternativas por lá.

Dá até para abrir sua empresa em HK através do Neat

TIDE – Para quem faz negócios no Reino Unido


https://www.tide.co

O Reino Unido é uma das melhores jurisdições para abrir sua empresa, por conta de sua baixa (ou nula) tributação e prestígio. O difícil, como sempre, é abrir uma conta para quem não mora por lá. Tide veio pra mudar isso, sendo a melhor opção para quem não é residente no RU, mas tem uma empresa por lá. Você terá dados de conta local no Reino Unido, pode criar cartões de débito para toda sua equipe (até 35) e com taxas de conversão de moedas bem baixas.
Ponto negativo: não faz transferências internacionais. Vai ser uma boa opção para quem tem os negócios baseados no Reino Unido.

MONESE BUSINESS – Pra quem é residente na Europa

https://monese.com/eu/pt_br/business

Outra ótima opção para quem tem uma empresa registrada no Reino Unido e quer ter negócios na Europa.
Diferente das outras opções, ela tem uma tarifa fixa mensal de £9.95, mas já vai incluir aí um pacote com conta pessoal + conta empresarial. Ainda sobre isso, você tem que abrir a conta pessoal primeiro e, depois, migrar para a empresarial, o que significa que precisa ter residência na Europa ou RU.
Os limites também não são infinitos, pode ter um balanço de até £100,000 na conta e limite de compra por cartão de £4,000.

N26 BUSINESS – Para freelancers


https://n26.com/en-eu/business-account

N26 é um banco alemão, também conhecido por ser uma das melhores opções para contas pessoais, não faz diferente em sua versão empresarial.
Para movimentações dentro da zona da SEPA, as transações serão gratuitas. Dá pra usar o cartão e retirar dinheiro em caixas eletrônicos com as melhores taxas da Europa.
Qual é o problema dele, então?
Serve só para freelancers e não para empresas, então, se suas atividades forem todas dentro da Europa, talvez seja uma boa opção para você. Ou talvez seja melhor utilizar a conta pessoal com o N26 para suas atividades por lá e abrir uma conta na Transferwise para outros tipos, aliando assim o melhor das duas.

Não se engane, no entanto, pensando que vai poder fazer qualquer tipo de transferência sem nenhuma verificação. Todas são registradas, se houver transações de valores altos, a operadora irá pedir confirmação de origem e destino e, mesmo para valores mais baixos, você ainda pode passar por algum tipo de auditoria. Então, sempre mantenha suas operações legais e bem documentadas.

Não tenha medo de ter contas em dois ou mais lugares desses que apresentamos, isso não vai fazer o seu negócio ser mal visto, ao contrário, apresenta um leque de opções mais amplo para seus clientes/fornecedores. Lembre-se, todo o mundo financeiro tende a seguir as fintechs daqui para frente. Não acompanhar as tendências e só oferecer opções que gerem mais taxas para quem faz negócios com você, não é a maneira mais inteligente para mantê-los interessados.


Quer uma consultoria personalizada sobre os melhores caminhos para seus negócios lá fora? Veja nossos custos clicando aqui e mande um e-mail pra gente: contato@empresalafora.com

Comentários